sábado, 17 de setembro de 2016

O eleitor e seus desejos contraditórios



Marcus Vinicius Batista

A última pesquisa do Diário do Litoral, divulgada essa semana, confirma o favoritismo do prefeito Paulo Alexandre Barbosa (PSDB) e a divisão de votos nas candidaturas de oposição. No entanto, chama a atenção o comportamento do eleitor diante do futuro gestor da cidade.

São duas perguntas que, juntas, aguçam minha curiosidade e permitem uma interpretação relativa, diante de posições subjetivas e passíveis de mudança do eleitorado. O eleitor, quando inseguro, é volúvel e não costuma se arriscar em territórios mais radicais.

A primeira pergunta é: nessa eleição para prefeito de Santos você pretende votar pela continuidade da atual administração ou por sua mudança? 41% dos entrevistados querem mudança, enquanto 33% preferem a continuidade. 22% não sabem. Na pesquisa de maio, 52% defendiam mudança na administração. Ponto para o prefeito.

Aí vem a segunda questão: nessa eleição para prefeito de Santos você pretende votar em um candidato de situação ou de oposição? 38% dizem que votarão em um candidato de situação, enquanto 25% votarão em um candidato de oposição. 32% não sabem.

A contradição mais evidente envolve a candidatura do prefeito Paulo Alexandre Barbosa. Embora líder disparado em todas as pesquisas, o prefeito enfrenta a desconfiança de parte do eleitorado. Apenas um terço dos eleitores o escolheria, em 2 de outubro, por convicção.

Daí nascem as dúvidas. Os eleitores nos fornecem dois sinais. O primeiro deles é a possibilidade de escolher o prefeito por não ver outras opções.

Os candidatos de oposição, seis deles em primeira campanha, lutam para serem vistos pelo eleitor e para se diferenciar uns dos outros. Muitos discursos são parecidos, o que cria ruído na comunicação com quem desgosta do governo atual e procura uma saída sem acompanhar o cenário político.

Há candidatos demais, o que facilita a vida do prefeito. A última evidência foi o debate essa semana, na Universidade Católica de Santos. Todos contra Paulo Alexandre Barbosa, mas com muito fogo amigo.

O risco da dúvida – e o número de indecisos ainda está alto – é que o eleitor, diante da frágil crença na política, decida pelo voto útil e, assim, siga a manada em torno da candidatura favorita.

Obs.: Texto publicado no Diário do Litoral, em 4 de setembro de 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário