sábado, 4 de maio de 2013
Feira de orgânicos reúne alimentos e cosméticos no Jardim Botânico de Santos
O Jardim Botânico Chico Mendes, em Santos, será sede neste domingo , dia 5, da 5º Feira de Produtos Orgânicos. O evento acontece das 9 às 14 horas, no viveiro de plantas, próximo à entrada do parque. A entrada é franca.
A feira reúne hortaliças, frutas, laticínios e produtos de mercearia, como molho de tomate, geleias, mel e granola. Outra atração são os cosméticos orgânicos, como sabonetes e shampoos.
Os produtos vêm de diferentes municípios e regiões de São Paulo, dentre eles Pedro de Toledo, São Lourenço, Eldorado e Juquitiba e alguns de outros estados. Participam mais de uma dúzia de produtores.
Além dos produtos de origem natural, o Jardim Botânico será palco de atividades culturais e educativas. Haverá apresentação musical (das 11 às 13 horas) e o Projeto Leia Santos, espaço de leitura com a presença de contador de histórias para crianças (das 9 às 14 horas).
Participantes do Programa Horta Ecológica também darão informações sobre a produção de húmus de minhoca (das 9h30 às 12 h). Os primeiros a chegar receberão amostras de húmus.
O Jardim Botânico Chico Mendes fica na rua João Fraccaroli s/nº, Bom Retiro, na Zona Noroeste. O telefone é 3209-8420.
Mercado nacional – Por conta do aumento da classe média, cresce a preocupação das empresas do setor alimentício, principalmente as redes de supermercados, em trabalhar com produtos orgânicos. Em tese, este público exige mais informações sobre a procedência e a forma de cultivo dos alimentos, como a presença de agrotóxicos.
Segundo o Ministério da Agricultura, o mercado de produtos orgânicos movimenta hoje, no Brasil, meio bilhão de reais. O crescimento é de 15% a 20% ao ano e é abastecido por cerca de 90 mil produtores. Desse total, 85% são agricultores familiares.
O Ministério também enxerga ao aumento de mercado entre restaurantes, bares e hotéis. O motivo seria a adaptação do cardápio às exigências dos consumidores.
Produção mundial – A produção de alimentos orgânicos alcança, atualmente, cerca de 100 países, numa área total de 24 milhões de hectares. São 400 mil propriedades. Quase a metade fica na Oceania. A América Latina fica com apenas 20% da área total. A América do Norte responde por 6,7%. A África, infelizmente, é responsável por apenas 1% da produção mundial.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário